Edição 12 - Inovação e Produção Tecnológica & Qualidade da Cultura e Educação


Publicações

Mudar a mentalidade é grande desafio

02.08.2017

Inovação, tecnologia, educação e cultura ganharão mais sentido quando “propósito” for uma palavra relevante   Na busca de respostas do que, de fato, trará mais qualidade para a inovação, tecnologia, educação e cultura no País, os especialistas que participaram da 12ª edição do Diálogos DC chegaram a uma palavra que pode apontar caminhos: propósito. Para os debatedores e o público participante, cada uma dessas áreas ganhará mais sentido e finalmente terá aplicabilidade ao contexto e …

Leia mais...

Metodologia educacional precisa ser direcionada

02.08.2017

A necessidade de se contextualizar o conhecimento também foi um elemento importante na discussão sobre a qualidade da educação. O educador Tião Rocha lembrou que as particularidades do aluno e da região onde ele mora precisam ser consideradas para se promover a educação de fato. Como exemplo ele citou o Vale de Jequitinhonha, onde os alunos precisam encarar uma realidade muito diferente do restante do Estado.   “Existem escolas sem água e sem banheiro no …

Leia mais...

Modelo de escola atual parou no século 17

02.08.2017

Professores não são educadores   A inadequação do atual modelo de educação no Brasil e a desconsideração das diferentes culturas nos processos de ensino e aprendizagem foram temas que também marcaram a 12ª edição do Diálogos DC, realizado na sede do DIÁRIO DO COMÉRCIO, na última semana. Os especialistas comentaram que, apesar do grande avanço tecnológico e do volume cada vez maior de produção de conhecimento no mundo, a educação ainda aparece como um campo …

Leia mais...

Conhecimento deve ser democratizado

02.08.2017

  A democratização do conhecimento em inovação também foi uma carência destacada pela sócia-fundadora da Tropos Lab, Renata Horta. Ela lembra que apesar da difusão de termos como “escalabilidade”, “dor de mercado” e “mindset”, eles ainda são poucos compreendidos, principalmente por empresários de áreas tradicionais. Percebendo essa carência, ela inaugurou um movimento para tornar essa cultura mais acessível a todos os negócios.“Percebi que a educação empreendedora não é democrática, pelo contrário, é cara, carregada de …

Leia mais...

Minas avança na produção de conhecimento

02.08.2017

Esse e outros assuntos foram discutidos na última semana, em um rico debate na 12ª edição do Diálogos DC   Discutidos, muitas vezes, em “momentos distintos”, mas com contextos que se esbarram tantas vezes, os assuntos Inovação, Tecnologia, Educação e Cultura se encontraram em um rico debate realizado no dia 26 de julho, na 12ª edição do Diálogos DC, na sede do DIÁRIO DO COMÉRCIO. Importantes alavancas para a economia e a qualidade de vida …

Leia mais...

Vídeos