Edição 11 - Qualidade de Vida e Qualidade Ambiental


Publicações

Inovação e cultura nortearão próxima edição do Diálogos DC

05.07.2017

A lógica de debates baseada nos vetores que norteiam os Objetivos do Desenvolvimento sustentável (ODS) seguirá permeando o Diálogos DC até o fim do ano. O próximo encontro acontecerá na sede do jornal DIÁRIO DO COMÉRCIO, no dia 26 de julho. Os vetores debatidos serão: Inovação e Produção Tecnológica & Qualidade da Cultura e Educação.   Outras duas edições ainda acontecem este ano, sendo uma em agosto, quando se discutirá o tema “Posse, Renda e …

Leia mais...

Opinião

05.07.2017

Longevidade   “Nunca ouvimos falar tanto sobre qualidade de vida. E como ela vende até no aspecto mercadológico: fala-se muito em boa alimentação, em fazer exercício físico, em se relacionar melhor consigo mesmo e com o outro. Por que será? A longevidade está aumentando e, mesmo assim, a busca pela qualidade de vida é cada vez maior. Parece que tem algo por trás disso: a questão não é mais tempo para vida, mas de mais …

Leia mais...

Preservação, uma questão de educação

05.07.2017

Em busca de propostas para a melhoria da qualidade de vida e da qualidade ambiental, os debatedores recorreram várias vezes ao conceito da Educação. A mesma lógica permeou o argumento do assessor de Meio Ambiente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Guilherme Oliveira, que compôs a mesa de debate. Ele destacou que o agronegócio é alvo constante de críticas por causa de seu rastro de desmatamento e do mau …

Leia mais...

Campo e cidade precisam se reconectar

05.07.2017

Êxodo rural polarizou os dois mundos e trouxe problemas para a população de cada um dos lados.   Thaíne Belissa   Campo e cidade nunca estiveram tão separados: o êxodo rural, celebrado por muitos como um movimento de progresso, polarizou os dois mundos e trouxe problemas para a população de cada um dos lados. A análise foi uma das muitas contribuições que permearam o debate sobre qualidade de vida e qualidade ambiental, da 11ª edição …

Leia mais...

“Não podemos deixar ninguém para trás”

04.07.2017

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foram criados para mudar o mundo todo e para todos.     O diretor do Instituto Orior, Raimundo Soares, propôs no fim do evento uma reflexão sobre a diversidade dos desafios expostos nesse e em outros debates do Diálogos DC e convidou os presentes a assistirem a um vídeo sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015. O vídeo traz dezenas de …

Leia mais...

Transformação virá com a provocação da sociedade

04.07.2017

A noção de que a transformação de uma sociedade em seus padrões de qualidade de vida e qualidade ambiental só pode acontecer a partir de uma ação coletiva também marcou a 11ª edição do Diálogos DC. Palavras como colaboração, participação e mobilização passearam pelos discursos dos debatedores que, por diversas vezes, evocaram o envolvimento da população na criação e na fiscalização de medidas e alertaram sobre urgência de uma postura ativa dos indivíduos. Para o …

Leia mais...

Em defesa da educação

04.07.2017

“Minas Gerais está na ‘retaguarda da retaguarda’ em termos de programas públicos de educação ambiental. Quando eu dirigi o Centro Mineiro de Referência em Resíduos eu resolvi criar um módulo de educação ambiental e, por isso, procurei a Secretaria de Meio Ambiente. Lá me disseram que eu teria um grande problema porque o próprio Estado não faz educação ambiental na rede pública. A educação ambiental é necessária e não é só para o menino que …

Leia mais...

Vídeos