Edição 10 - Qualidade da Cidadania e Qualidade da Democracia


Publicações

O que sua instituição já faz ou pode fazer ainda mais para a promoção da cidadania?

06.06.2017

“A promoção da cidadania na CGU se dá em três grandes eixos. O primeiro deles é o fomento de entidades voltadas para o acompanhamento dos gastos do governo local. O segundo é mais acadêmico e é norteado pelo projeto Debates Acadêmicos das Gerais, que visa integrar as universidades para debater esses temas. O terceiro eixo visa fomentar a constituição de sistemas de integridade nas empresas de Minas Gerais.” (Leice Maria Garcia)   “O Sebrae está …

Leia mais...

Educação em prol da cidadania e democracia

06.06.2017

Precariedade desse e outros direitos básicos como saúde e segurança, se traduz na qualidade do cidadão   Thaíne Belissa   Cidadania e democracia são as palavras da vez, ditas e repetidas muitas vezes por indivíduos sedentos de uma sociedade com mais equidade. E foi justamente esses dois assuntos que centralizaram o debate na 10ª edição do Diálogos DC, realizado no dia 30 de maio, na sede do jornal DIÁRIO DO COMÉRCIO.   “Qualidade da Cidadania e Qualidade da Democracia” é um dos vetores que norteia os Objetivos do …

Leia mais...

É preciso valorizar a mídia pluralista

06.06.2017

A auditora fiscal Leice Maria Garcia trouxe a contribuição da cientista política romena Aline Mungiu-Pippidi, que tem estudado os motivos que levam alguns países a desenvolverem uma democracia de qualidade. A pesquisadora utilizou dados do Banco Mundial e construiu um ranking de governança para 191 países com base em indicadores de qualidade da governança, controle adequado de corrupção, números associações civis e resultado de políticas públicas. Confira as principais conclusões:   – Apenas 35 dos …

Leia mais...

Controle social é o “fiel da balança”

06.06.2017

Na tentativa de encontrar possíveis caminhos para a melhoria da qualidade da democracia, os convidados chegaram em dois aspectos que podem contribuir nesse sentido: o controle social do Estado e a tecnologia. O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Cláudio Couto Terrão, lembrou que há uma certa dicotomia no controle que o Estado tem sobre a sociedade. Se por um lado há quem acredite que esse controle é excessivo, haja …

Leia mais...

Direitos e deveres caminham juntos

06.06.2017

Cidadão precisa exercer sua cidadania de tal forma que contribua para a qualidade da democracia Thaíne Belissa   O sentimento de que cidadania e democracia não podem ser desassociadas permeou o segundo momento do debate da 10ª edição do Diálogos DC, realizado na última semana. Apesar de terem sido convidados a expor pensamentos sobre os dois temas separadamente, os participantes entenderam que eles estavam emaranhados e que era impossível falar da qualidade de um sem …

Leia mais...

Vídeos