Edição 8 - Felicidade e Sustentabilidade


Publicações

Felicidade e sustentabilidade pautam última edição do Diálogos DC em 2016

20.12.2016

Ela aparece com frequência no final dos contos infantis, é tema de diversos livros e está sempre surgindo nas sessões de terapia. A felicidade é, sem dúvida, um tema antigo na sociedade, mas em tempos de massacre tecnológico e da ditadura do resultado, a palavra e seu significado clama por uma reinvenção.   Na tentativa de trazer novas perspectivas para o tema e relacioná-lo a outro assunto urgente, que é a sustentabilidade, o jornal DIÁRIO …

Leia mais...

Autonomia promove bem-estar ao funcionário

20.12.2016

Diante de tantas reflexões e desconstruções sobre a felicidade e a sustentabilidade, um questionamento óbvio apareceu nas contribuições de muitos participantes da plateia: “mas como?”. De diferentes formas, o público quis saber se havia alguma fórmula que ajudasse líderes, empresários e cidadãos comuns a viverem a felicidade autêntica. Para o gerente-geral Relações Institucionais e Sustentabilidade da ArcelorMittal, Sindemberg Rodrigues, essa felicidade é “perfeitamente possível” por meio da difusão da ideia.   “Não existe outro caminho …

Leia mais...

Sociedade vive um momento de ausência de rumos e relações artificiais

20.12.2016

Na busca pela felicidade e uma vida mais sustentável é comum ver pessoas estabelecendo metas próprias e resoluções individuais. Mas, durante o último Diálogos DC, que debateu sobre o tema, a palavra “outro” apareceu de forma insistente, levando à análise de que a coletividade e o compartilhamento têm peso importante na construção da felicidade humana. Nessa mesma lógica surgiu da plateia a pergunta do diretor administrativo da Cooperativa Cultura, Ricardo Santos: “A gente não pode …

Leia mais...

Proposta do DC é ser uma mídia transformadora que propõe reflexão

20.12.2016

A oitava edição do Diálogos DC foi a última do ano e, para o Diretor Executivo e de Mercado do DIÁRIO DO COMÉRCIO, Yvan Muls, a discussão sobre felicidade e sustentabilidade fechou em grande estilo o ciclo de debates de 2016. “Gostaria de agradecer às pessoas do DC que acreditam nesse movimento, que é um pouco da transgressão que o gerente-geral de Relações Institucionais e Sustentabilidade da ArcelorMittal, Sindemberg Rodrigues, falou. E esse é o …

Leia mais...

Respeito pode gerar ambiente saudável

20.12.2016

No meio de uma discussão rica em conteúdo e com debatedores tão experientes surgiu, no meio da plateia do Diálogos DC, uma primeira pergunta, que veio da aprendiz da Rede Cidadã, Raquel Arcanjo Amorim, de 19 anos. Ela questionou os convidados sobre um tema importante: a participação dos líderes e do ambiente corporativo na felicidade de seus colaboradores.   “Falamos aqui sobre soluções para gerar a felicidade individual, mas eu acredito que essa visão tem …

Leia mais...

Opinião dos participantes – Ricardo Santos

20.12.2016

“A gente vive momento em que sociedade civil está se organizando, mas por enquanto são as empresas que são as molas propulsoras da sociedade. Não é à toa que quando a gente liga a televisão só ouvimos nome de empresas que estão no noticiário de política e, muitas vezes, os interesses dessas empresas operam em cima das decisões do governo. Ao mesmo tempo é muito raro encontrar empresas que estão dispostas a investir em temas …

Leia mais...

Opinião dos participantes – Paloma Capanema

20.12.2016

“No livro “Por que sofremos?”, Huberto Rohden diz que felicidade é expectativa menos realidade. Eu acho que é necessário a gente pensar esse alinhamento de expectativas. Pensar se o que a gente quer não é muito maior que a realidade pra não termos uma sociedade frustrada e depressiva. O autor também chama a atenção para o fato de que não é sempre que a gente vai ser feliz, pois também existe o sofrimento. Mas, ele …

Leia mais...

Opinião dos participantes – Diogo Coelho

20.12.2016

“Trabalho com jovens e jovens, muitas vezes, são infelizes por duas questões: a primeira porque a pedagogia não os satisfaz. Trocamos o quadro-negro por um computador e o giz por slide, mas não trocamos a metodologia. Por outro lado, essa geração é questionadora, não aceita nada pronto e acabado e quer ressiginificar a educação. Além disso, esses jovens estão infelizes com o mercado de trabalho, não querem só lucratividade, mas qualidade de vida. As empresas …

Leia mais...

Opinião dos participantes – Adelaide Baeta

20.12.2016

  “Nós temos um projeto chamado Universidade Empreendedora, que pretende uma mistura das fronteiras da universidade para a solução de problemas da comunidade. Discutimos a questão do pertencimento. A universidade pertence à sociedade? Ela responde às suas necessidades? A evolução do pensamento é inegável, mas na resolução de problemas ela deixa a desejar. Esse sentimento de pertencimento é importante porque aprendemos a nos colocar no lugar do outro.” Adelaide Baeta, Coordenadora regional do Projeto Universidade …

Leia mais...

Opinião dos participantes – Júlio César Vasconcelos

20.12.2016

“A gente está acostumado com o conceito de Produto Interno Bruto (PIB) e existe um país asiático chamado Butão que trabalha com o conceito de Felicidade Interna Bruta (FIB). Nesse aspecto de felicidade eu trabalho com o conceito três Ps e um S. O primeiro é People (pessoas), o segundo é Planet (planeta) e o terceiro é profit (lucro). Lucro não é pecado e uma empresa que não dá lucro é irresponsável. Mas isso basta? …

Leia mais...

Opinião dos participantes – Sindemberg Rodrigues

20.12.2016

“A questão da educação em valores humanos é muito importante. A resposta é centrar o sujeito nele. Se ele vai conseguir emprego depois não importa porque se ele estiver ser feliz de ser ele vai ser um belo profissional, ou um fantástico artista que vai transformar a cabeça das pessoas, ou um filósofo que talvez traga algumas respostas para esse buraco que está no peito de todo mundo, ou simplesmente um cidadão que contribua com …

Leia mais...

Vídeos