Edição 7 - Nova Economia


Publicações

Conhecimento, uma das riquezas de Minas Gerais, é a base da Nova Economia

17.11.2016

Estado tem uma rede sólida de universidades e vem se destacando em inovação no Brasil. Ela está na boca dos jovens, nas capas das revistas de tecnologia e está causando um rebuliço entre empresários de diferentes setores. Chamada “Nova Economia”, esse jeito inovador de pensar e fazer negócios é, na verdade, muito mais do que um novo formato para a indústria. Ela se apresenta, cada vez mais, como uma cultura e um modelo mental que …

Leia mais...

Transformação é muito mais profunda do que muitos imaginam, diz especialista

17.11.2016

Empreendedor não é mais quem abre um CNPJ, mas uma pessoa comum fazendo coisas extraordinárias   A “Nova Economia” é resultado de uma revolução tecnológica. Essa é a opinião do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Marco Antônio Castello Branco. Ele destacou que as empresas e produtos desse segmento estão focados em aumento de eficiência, diminuição de gastos e corte de canais de intermediação. Para ele, esse movimento é muito positivo, …

Leia mais...

Educação é um dos pilares que sustentará novo cenário

17.11.2016

Em um contexto de mudanças estruturais fomentadas pela lógica da “Nova Economia”, a educação aparece como um dos pilares que vai sustentar esse novo cenário. A ideia de que a educação precisa de mudanças não é nem um pouco nova, mas o que ficou claro no debate promovido pelo jornal DIÁRIO DO COMÉRCIO é que essa transformação terá que ser mais profunda. Muito além de políticas públicas para melhorar o acesso às instituições de ensino …

Leia mais...

Empreendedorismo deve chegar às escolas

17.11.2016

O cofundador do FA.Vela, João Souza, lembrou a necessidade de se trazer o ensino do empreendedorismo para a escola. Ele destacou que essa premissa é, inclusive, uma garantia legal por meio da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDBEN). Ao contar sobre a experiência do FA.Vela, que acelera negócios de moradores de favelas na Capital e região metropolitana, Souza mostrou como os estudantes não têm noção do que é empreendedorismo.   “Certa vez, …

Leia mais...

Opinião participantes – Fábio Veras

17.11.2016

“Temos que tomar muito cuidado com essa distinção de velha e nova economia e lembrar que os nossos salários são pagos principalmente pela velha economia. O básico é a economia como ela é. Dos US$ 15 trilhões do PIB americano, apenas US$ 1 trilhão é gerado pelas novas empresas. Então a gente tem que resgatar a formação das crianças e dos jovens porque startup é uma mentalidade e não uma receita de que se eu …

Leia mais...

Vídeos