Edição 4 - Educação e Valores Humanos


Publicações

Valores humanos devem pautar educação

10.08.2016

Não há rodeios e nem dúvidas: a relação entre educação, valores humanos e uma sociedade transformada é simples e direta. Para os especialistas que participaram da quarta edição do projeto Diálogos DC, na última semana, um sistema educacional eficiente e democrático só será possível a partir de uma sociedade transformada por meio dos valores humanos. O evento, promovido pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO em parceria com a ArcelorMittal, aconteceu na sede do jornal e faz parte …

Leia mais...

Transformar é o maior legado das escolas

10.08.2016

Espaço precisa ser visto como “unidade de políticas públicas”, algo muito além de ensinar disciplinas   O lugar que comumente chamamos de escola e que, no nosso imaginário, é composto por salas de aulas com cadeiras enfileiradas pode e deve ser muito mais que um lugar para se ensinar disciplinas de um currículo pedagógico fechado. A conclusão é resultado do debate entre especialistas em educação e o público, durante a quarta edição do projeto Diálogos …

Leia mais...

Reestruturação exige modelo de ensino mais democrático

10.08.2016

A necessidade de uma reestruturação da escola rumo a um modelo mais democrático rendeu debate com o público. O educador social da Rede Cidadã, Diogo Coelho, perguntou à secretária de Educação sobre a situação da população transexual dentro de Minas Gerais na educação básica.   Em resposta, ela destacou que, dentro da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros (LGBT), os travestis e os transexuais fazem parte da parcela com menor escolaridade. Ela destacou …

Leia mais...

Opinião dos participantes – Macaé Evaristo

10.08.2016

“É muito importante que eu me apresente assim, porque a população negra está apagada da cena. Estamos nesse debate maravilhoso, mas fico aqui contando quantos negros temos aqui. Se eu for agora lá no Morro do Papagaio eu vou encontrar negros rapidamente. A presença negra é invisível em determinados espaços, principalmente espaços de poder. Tem uma máxima do Movimento Negro que é: “representatividade importa”. Então, eu poderia estar aqui de chapinha no cabelo, toda de preto, …

Leia mais...

Opinião dos participantes – Miguel Arroyo

10.08.2016

“Estamos em dias propícios para a educação de valores humanos? Não. Já tivemos tempos melhores em que se criou o Ministério da Igualdade Racial, da Mulher, dos Direitos Humanos, da Juventude, mas tudo isso agora ficou com o chamado Ministério da Justiça e da Cidadania. Eu gostaria de citar Eric Hobsbawm, que foi um grande historiador da classe operária. No livro ‘Tempos Interessantes: uma vida no século XX’, ele diz o seguinte: ‘Observei e ouvi, …

Leia mais...

Encerramento – Educação e Valores Humanos

10.08.2016

O fim do debate foi marcado por um segundo momento simbólico, que foi um abraço coletivo entre os presentes. A proposta da mediadora, Ana Rita de Calazans Perine, representou a união das diferenças para a construção de uma sociedade com mais educação e valores humanos.   “Vamos formar um círculo em um abraço coletivo, nos unindo. Mostrando que, com todas as mazelas que a gente enfrenta, somos um só corpo. Enquanto sociedade brasileira, todos nós …

Leia mais...

Opinião dos participantes – Sidemberg Rodrigues

10.08.2016

“Fui convidado pelo Ministério de Trabalho e Emprego para falar a 600 jovens do Ensino Médio e, antes da palestra, fui conversar com alguns deles. O que eu percebi? Um profundo pessimismo, uma ausência total de perspectiva de vida pessoal e profissional. Então, durante a palestra tentei falar sobre o otimismo como matéria-prima para a existência deles. O resultado foi uma energização daqueles jovens de uma forma absurda. É por isso que eu digo que …

Leia mais...

Opinião dos participantes – Maurício Roscoe

10.08.2016

“Eu fiquei encantando com você Macaé, porque achei extraordinária sua competência para expressar. À primeira vista eu fi quei espantado, pelo seu jeitão, sua roupa, seu cabelo. Mas percebi que o governador acertou na mosca em colocá-la como secretária. A senhora precisa ir para a televisão falar mais.”   Maurício Roscoe, presidente da UBQ

Leia mais...

Vídeos