Edição 3 - Protagonismo da Juventude


Publicações

Modelo educacional precisa ser revisto

13.07.2016

O empoderamento juvenil e a contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária foram o tema, polêmico, da terceira edição do Diálogos DC, realizado na última semana, na sede do DIÁRIO DO COMÉRCIO. Os debates, que envolveram agentes da sociedade civil, empreendedores sociais, empresários, crianças, adolescentes e membros do poder público, integram a programação do evento, realizado mensalmente em parceria com a ArcelorMittal.   Na avaliação dos participantes, discutir o modelo educacional …

Leia mais...

Empreendedorismo sob nova ótica

13.07.2016

Desmistificar o conceito de empreendedorismo, desconstruindo a ideia de que a figura do empreendedor está, obrigatoriamente, associada à do empresário rico e com destaque social, é uma das premissas para estimular o protagonismo da juventude. Nas sociedades modernas, analisaram os debatedores, empreender é fazer diferente, buscando alternativas e criando caminhos. O tema foi um dos nortes do debate promovido durante a terceira edição do Diálogos DC, que problematizou os desafios encontrados pelos adolescentes e jovens …

Leia mais...

Direitos precisam ser preservados

10.07.2016

O promotor de Justiça Márcio Rogério de Oliveira ressaltou a importância de centrar esforços nos ambientes de vulnerabilidade, apontados durante o debate como obstáculos para o desenvolvimento pleno da sociedade que queremos. Segundo Oliveira, que atua na Promotoria da Infância e Juventude do Ministério Público de Minas Gerais, estudos mostram que a chance de uma pessoa que estudou até o sétimo ano ser assassinada é 15 vezes maior em relação a um indivíduo que tenha …

Leia mais...

Opinião dos participantes – Fernando Alves

10.07.2016

“Ficou visível aqui que todos precisam ser ouvidos. E, hoje, não se escuta ninguém. Sem empatia, que é a arte de escutar o outro, nós não vamos romper as barreiras sobre as quais discutimos. As empresas querem jovens protagonistas, empreendedores, pessoas que fazem do trabalho uma carreira, que não sejam só empregadas. A questão central é: qual é a sua atitude no trabalho? Outro ponto que me chama a atenção é essa questão da tendência …

Leia mais...

Opinião dos participantes – Milena Auana

10.07.2016

“Venho aqui como adolescente, como jovem, dizer que nas nossas escolas, e acabei de me formar, não vemos protagonismo, a gente não tem protagonismo, não tem voz. Eu conheci essa palavra depois que eu fui para a Rede, quando entrei no mercado de trabalho. Então gostaria de dar uma sugestão para todos, de implementar isso na juventude, porque nós sabemos o que é protagonismo. Gostaria que as pessoas falassem: você precisa ser alguém na vida. …

Leia mais...

Opinião dos participantes – Guilherme Menezes

10.07.2016

“Venho de uma família simples, cresci em um lugar em que todo mundo falava que eu seria o pior tipo de pessoa, pela condição dos meus pais, que vieram do interior, e isso não ouvia na rua, escutava da própria família, da escola. Mas, desde pequeno, meus pais, que não têm ensino médio completo, diziam que eu tinha que estudar. E eu tinha esse sentimento, sabia que era importante estudar, mesmo não convivendo com muitas pessoas …

Leia mais...

Opinião dos presentes – Sueli Baliza

10.07.2016

“Os desafios são muitos, mas vejo que os caminhos estão sendo trilhados. No momento em que conseguirmos realmente universalizar o atendimento à educação e ter todos, de 4 a 17 anos, dentro de sala de aula – e isso é um desafio -, nós ganharemos uma escola bacana, correta e justa. Nós precisamos vencer a questão do preconceito, ele existe, está aí, mas é velado. Na rede municipal são 200 mil alunos. Se conseguirmos continuar …

Leia mais...

Opinião dos participante – Fábio Veras

10.07.2016

“Eu acho que a gente tem que ter propósito em tudo o que faz. E 80, 90 anos é um tempo muito curto. Acho que todas as pessoas que chegaram lá falam: como o tempo passou rápido. Então eu quero fazer diferença nesse mundo, na vida, eu tenho pressa, tenho urgência. Podemos celebrar algumas coisas extraordinárias que fazemos, mas prefiro fazer dessa fala curta um espaço para a gente perceber o que não estamos fazendo. Vou …

Leia mais...

Opinião dos participantes – Márcio Rogério de Oliveira

10.07.2016

“Não poderia haver um momento mais oportuno para falar sobre o protagonismo da juventude, um tema que está sempre presente e é foco nessa sociedade que buscamos e que queremos. A gente acaba repetindo os jargões, e eu os respeito muito porque são 90% verdade, senão não citaríamos. A criança de hoje é o adulto de amanhã, é quem vai comandar esse País, a sociedade. Então nós temos que cuidar muito delas. Nada mais oportuno do que falar sobre …

Leia mais...

Opinião dos participantes – Anderson Rocha

10.07.2016

“Eu sou um pouco como a sociedade, que reage àquilo que a incomoda. E tenho que reagir porque não sei se sou negro, não sei se sou branco. A gente vive em uma sociedade que tem incorporação do europeu, do índio, do americano e também do africano. Por outro lado, eu sou de um bairro de classe média baixa, formado em escola pública, e consegui ascender. A gente tem que tomar muitos cuidados quando assume …

Leia mais...

Opinião dos participantes – Isaac Gomes

10.07.2016

“A educação já foi mais respeitada, hoje em dia a sociedade é elitizada. É difícil falar que o racismo não existe. Os grandes empresários ainda são ‘brancos’, então a gente tem essa dificuldade. Esse preconceito racista, essa cultura que represa as pessoas, não só os negros, mas as pessoas da periferia, ainda existe. E aí eu penso: será que só a população deve ser conscientizada ou será que os grandes empreendedores e donos de negócios …

Leia mais...

Vídeos