Edição 1 - Políticas de Compliance


Publicações

ENCONTRO I | Troca de ideias tem efeito transformador na sociedade

02.11.2016

O DIÁRIO DO COMÉRCIO acredita no poder transformador do diálogo, na troca de ideias e no impacto da interação. A primeira edição do “Diálogos do Prêmio José Costa”, cujo tema foi “Corresponsabilidade institucional – a sociedade que queremos”, teve início com um painel que contou com a presença de representantes do tecido social (termo usado atualmente para se referir aos aspectos sociais de uma cidade, e não a sua estrutura física; relaciona-se aos indivíduos, à …

Leia mais...

Diário do Comércio lança projeto Diálogos DC

11.05.2016

Se o Prêmio José Costa tem por finalidade valorizar e agraciar empresas e instituições que carregam a missão de colaborar com o desenvolvimento de Minas Gerais, sem deixar de lado premissas que norteiam o bem comum, o projeto Diálogos DC, que conta com a parceria da ArcelorMittal, surge da necessidade de articular as questões que antecedem a premiação, bem como prolongar e aprofundar as discussões lançadas a cada edição do evento.   A partir do …

Leia mais...

Sistema político sofre concorrência predatória

11.05.2016

Norteado pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 – “Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável”, o tema “Corresponsabilidade institucional – a sociedade que queremos” trouxe a reflexão da responsabilidade de cada agente da sociedade, não somente no atual momento vivido pelo País, mas também na construção de um futuro melhor.   Participaram do debate o cientista político da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Bruno Reis; o gerente-geral de Relações Institucionais e …

Leia mais...

Opinião dos participantes – Antônio Marcos Nohmi

11.05.2016

“A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Minas Gerais (OAB-MG) surgiu no mesmo ano em que nasceu o DIÁRIO DO COMÉRCIO, em 1932. Suas histórias convergem entre si, pautadas pelos direitos humanos e pela democracia. Com o passar do tempo a advocacia se massificou, o que é fabuloso para a população e para a economia. Com a Constituição de 1988, as demandas desse País aumentaram, em virtude do maior acesso à Justiça. Foi uma conquista …

Leia mais...

Opinião dos participantes – Moacyr Lobato

11.05.2016

“Em a “Justiça de Toga”, Ronald Dworkin relata que um juiz da suprema corte americana se dirigia ao trabalho em uma carruagem e encontrou no caminho um adolescente, para o qual deu carona. Ao descer, o adolescente se dirigiu ao homem em agradecimento e disse: “Juiz, não se esqueça de fazer justiça”. O juiz respondeu: “E quem é que disse que meu trabalho é fazer justiça?”. Essa citação reflete com exatidão algumas fases do Poder …

Leia mais...

Opinião dos participantes – Jarbas Soares Júnior

11.05.2016

“Ingressei no Ministério Público (MP) em 1989 e, desde então, tenho acompanhado de perto a evolução da instituição. Hoje, o MP está em todos os noticiários, o que evidencia seu papel fundamental no funcionamento da democracia como instituição que recebeu e recebe as incumbências legais e constitucionais sem um manual prévio do que deve ser feito. Por isso, é passível de equívocos e erros. De toda forma, é uma instituição que não pode ser acusada …

Leia mais...

Vídeos